quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O QUE ACONTECE LÁ, ACONTECE AQUI - II

Desde a ultima publicação da serie "Algumas estórias sobre esporte", novas noticias apareceram e me motivaram com essa continuação.
 
 
Entre as noticias a de que durante toda a semana, 21 a 25 de janeiro, o Ginásio Poliesportivo de Itabira não poderá ser utilizado para a pratica esportiva pois se realizará o concurso de rei momo e raninha do carnaval.
 
São milhares de reais torrados em estádios gigantescos que terão controle privado e que beneficiaram a empresas privadas que alegam dificuldades no pagamento de dividas de vários tipos mas anunciam vendas, contratações e salarios milionarios. Eqnuanto isso no Brasil real, eventos esportivos, culturais, festas disputam espaços publicos escassos e de pessima manutenção.
 
Destinar um espaço para a pratica esportiva a eventos de outras areas atrapalhando as ações desenvolivdas para o esporte sem aviso previo e sem relocação das atividades não é caracteristica exclusiva de Itabira, veja os alguns exemplos:
 
Em Ipatinga no ano de 2009, faltando duas semanas para os Jogos de Minas, as equipes feminina e masculina adulta de basquetebol treinaram na quadra externa suja, sem luz e sem marcação oficial pois aconteceu dentro do Ginásio Poliesportivo 7 de Outubro uma etapa do campeonato brasileiro de beleza de cães.
 
Em Governador Valadares no ano de 2011, a final de um campeonato regional de basquetebol foi realizada na quadra externa, com tabela de madeira, quadra fora das medidas oficiais e sob o sol de 11:00 porque a quadra do ginásio estava recebendo torneio de canto de passaros.
 
Em Congonhas no ano de 2012, os treinamentos de basquetebol foram interrompidos pois o barulho da quadra atrapalhava a realização de um culto religiosos que se realizava em local proximo.
 
Aqueles que tiverem "estórias" como essas podem colocar nos comentários.
 
E ainda mais indginado fiquei com a reportagem do Fabio Balassiano, aqui, sobre os recursos recem obtidos pela CBB. Como todos podemos ver dinheiro não falta, o que falta é competência.

6 comentários:

  1. Aqui em Valadares evento de canto de passaro com campeonato acontecendo jogo quadra externa ,vestibular da federal numa escola proxima nao se pode usar o ginasio por causa que o barulho ia incomodar os vestibulando posse da prefeita no ginasio,evento sobre liderança feita no ginasio,e ginasio interditado por causa de sujeira,formatura de tiro de guerra.e por ai vai

    ResponderExcluir
  2. Carlos Henrique de Souza24 de janeiro de 2013 às 04:26

    Aqui em João Monlevade, a quadra do CEJM, na qual ocorrem os treinos das equipes de basquete, foi utilizada por duas vezes para apuração dos votos nas eleições. Isso porque não possuimos outra quadra pra treinar, visto que a ACM foi desativada, vendida, doada ou seja lá o que aconteceu, já que até hoje não sabemos o que ocorreu e não fizeram nada no lugar; e o dito Poliesportivo não passa de uma microquadra com piso de lixa e sem tabela de basquete ou arquibancada. Local inutilizado.
    Assim é nossa situação, o que nos faz continuar é realmente o amor aos esporte...

    ResponderExcluir
  3. Alem do mais, em monlevade, a quadra do CEJM, que é a unica no momento para os treinos, tem um serissimo problema estrutural, porem facilmente resolvido... acho que 100 reais daria para resolver esse problema, porem cade o interesse? Muitos dizem pro-esporte na cidade, porem quando tem a oportunidade de serem o diferencial e fazerem a diferença, pulam fora por nao querer dor de cabeça... Dar a cara a tapa, em certas situaçoes para defender uma causa justissima, é necessario.

    ResponderExcluir
  4. Formiga-MG
    feira de cães, culto religioso, festa de casamento, feira de calçados e roupas, treino interrompido por causa das goteiras. Isso quando tinha equipe treinando no Formiga Tênis Clube, hoje o clube não tem equipe de competição e o ginásio não tem o laudo de segurança pedido pedido pelo Corpo de Bombeiros, resumindo, está jogado as traças.
    Outra situação interessante é da Ginásio do Vicentão, Construído pela igreija católica, através de doações do povo, onde não pode ser usado para eventos esportivos porque ao lado, posteriormente a construção do mesmo, foi construído um prédio de apartamentos onde moram advogados, juízes, médicos e simplesmente a prática esportiva "incomoda" os vizinhos do prédio.

    ResponderExcluir
  5. Aff.... Eu nem arrisco a falar em detalhes porque nossos treinos são interrompidos em Conselheiro Lafaiete:
    - Eventos religiosos, festivos, comerciais, circo, show, formaturas, etc... Uma das piores era a pelada dos amigos do prefeito que era no mesmo horário do treino do Domingo, huahauau.

    No momento nosso poliesportivo corre o risco de interdição pelo corpo de bombeiros.

    ResponderExcluir
  6. E o Miss-Gay que já aconteceu algumas vezes no Ginásio Coberto da Praça Esportes de Valadares? Lembram? Pois é, melhor nem comentar....

    ResponderExcluir