sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

DEBATE: O ARREMESSO PERFEITO

Abro mais um debate para discutirmos o fundamento arremesso em suas diversas variações e como o mesmo deveria ser ensinado aos iniciantes do basquetebol afim de alcançar a excelência em tal fundamento.
 
Atualmente, o formato predominante de arremesso em situações de três pontos, 2 pontos (de frente para cesta) e lance livre é a mecânica utilizando apenas uma das mãos inventado por Hank Luisseti. A história desse cara você pode conferir aqui na excelente matéria do Draft Brasil.
 
Acredito que vários de nós já vimos o arremesso indescritível de Shaw Marion, jogador do Dallas Mavericks na NBA que tem 91% em lance livre, 47% em 2 pontos e 30% em 3 pontos.
 
 
 
Ou o arremesso com braço encolhido do Nezinho do Brasília que mantém 84,85% em lace livre, 41,67% em 2 pontos e 43,38% em 3 pontos, ambos na temporada 2012-2013.
 
 
No basquetebol sempre me deparei com muitos alunos com mecânicas diferentes ou parecidas ao formato dito ideal. Minhas maiores preocupações sempre foram em relação a manutenção do equilíbrio corporal durante todas as fases do fundamento, em promover a capacidade de repetição do gesto do arremesso sem alterações significativas em situações diversas e no angulo formado pelo braço no final do gesto.
E sempre observei uma situação:
Os alunos se sentiam pouco a vontade com a padronização que o ensino do fundamento exigia em todas as suas etapas, sobrando pouco espaço para a criatividade e uma pitada de "estilo pessoal". Divergindo em muito da iniciação do futebol/futsal onde a técnica e manutenção de um padrão de gesto não são cobrados com tanto rigor e que está presente na escola e no cotidiano de crianças e adolescentes com muita mais força do que nosso querido basquetebol.
 
Mecânica de arremesso ou porcentagem de acerto (jogo)?
Será que alguma deve ter maior foco do que a outra?
Como ensinar a arte do arremesso aos iniciantes?Analítico?Global?
 
Deixo as seguintes perguntas no ar para que possamos debater. Na continuação do debate irei apresentar os estudos norte-americanos que descrevem o arremesso perfeito.
 

8 comentários:

  1. Na minha concepção enchergo a base de todos os arremessos nas posturas dos pés(pernas)e do tronco(peitoral)...os melhores arremessadores são aqueles que mesmo desiquilibrados conseguem corrigir o tronco em relação à cesta...e também percebi que aqueles fixarem mais tempo a visão do alvo antes do arremesso tem melhor aproveitamento....porém não vamos jogar fora os ensinamentos técnicos do arremesso que em categorias de base servem talvez mais para disciplinar e demonstrar aos futuros homens as tantas facetas que o esporte e a vida possuem.... quando crianças somos capazes de criar coisas ...que quando adultos não as entenderemos,pois deixamos de ser crianças e nos tornamos adultos zumbis e robóticos...feliz tudo para todos.

    André Maria Jeber Professor de Basquetebol Itabira........quando criança..dédé.....

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    1. Obrigado pela participação professor!


      Com certeza a capacidade de inventar e reinventar da criança sem medo, se direcionada de forma sutil pode estimular o aluno na formação do equilibrio estatitico e dinâmico exigido pelo arremesso em situações de jogo.

      Exemplo: Durante atividade 1 x 0 (aluno x cone ou sombra), permitir a finalização, orientando a criança que ao começar e terminar o fundamento ele deverá estar de frente para a cesta.

      No 1º momento do exercicio realizar o gesto sem a bola e logo em seguida realizar com bola.

      Pode-se incluir ainda o conceito de movimentação previa ao arremesso ao definir que o aluno deverá fazer deslocamento até nova area para realizar a nova tentativa.

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  2. Caro Bernardo!
    Primeiramente, parabéns pelas palavras.

    Estudo muito sobre mecânica de arremessos, até para aprimorar o meu, e noto algo entre 1% de inspiração e 99% de transpiração. Acredito que como em outros esportes, devemos ficar concentrados na mecanica correta - mesmo cansados no treinamento excessivo.
    Se analisamos as mecanicas de arremessos corretas, fico com Steve Nash, Mark Price, Steve Kerr, Dirk Nowitzki, Drazen Petrovic, Marcelo Machado, Guilherme Geovanoni, etc. Mas craques como Oscar Schimit, Larry Bird e Magic Jonhson não tinha arremessos tão perfeitos, mas eram diferenciadíssimos.

    Grande Abraço!

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  3. Valeu Rodrigo pela participação!

    Acredito que o sentido de suas palavras ao disser "1% de inspiração e 99% de transpiração" sejam parecidos aos meus, na minha visão precisamos de treinamento técnico, tático e físico de alta qualidade, adequado a idade e ostensivo para formarmos um grande arremessador.

    Para aqueles que entendem que essa expressão representa apenas a quantidade de treino de um aluno a questão não é tão simples assim apesar que as palavras de Oscar proclamadas diversas vezes na mídia ou em suas palestras que sua eficiência se construiu a partir das XX mil arremesso que fazia todos os dias reforçem esse cenário.

    Mas esquecem, Oscar e os simplistas, que o gesto motor não é construido com sucesso dessa forma e nem da noite pro dia. Pois se fosse facil assim era só colocar o Shaq para arremessar todo dia!

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  4. Bom dia!

    Na minha opinião no aprendizado devemos focar a Técnica inventada por Hank Luisseti, mas devemos lembrar que o basquete em relação ao arremesso não se apega a técnica em comparação com outros esportes, como é o caso do vôlei, onde ou você executa o toque de forma correta ou cometerá uma infração (dois toques), então continuando, acho que devemos ensinar a técnica de Hank Luisseti, mas dar a liberdade ao aluno depois de aprender a mesma a modifica-la se isto aumenta sua eficiência, e lembrando ainda que já no nível mais avançado, quando em uma partida, um arremesso não vale mais que outro devido a sua forma de execução. se não me engano em 2006 seleção do Japão tinha em torno de 85% de acertos em seus arremessos dos quais aproximadamente 80% eram executados com as duas mãos semelhante a um toque no vôlei.
    Acho ainda que os professores, técnicos e treinadores que trabalharem com aprendizado devem levar em conta as características individuais de cada pessoa, e adaptar se possível o movimento de cada aluno para que cada um crie assim o "seu arremesso perfeito".

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  5. Bom professores ensinar o padrão, na minha opinião é o mais correto, o percentual de acerto vem depois com a repetição. O segredo de tudo, para mim, é a memória motora, com ela que é a conexão cérebro músculos acontecerá com maior precisão!
    Vou deixar algumas referências de meus estudos!

    1- debate no blog do professor Paulo Murilo: http://blog.paulomurilo.com/2007/11/29/debates-arremessos/
    Destaque para o eixo diametral e a rotação da bola.

    2- Vídeo da série sport science com Sasha Vujacic:http://www.youtube.com/watch?v=BFhS5F7ubJs
    Destaque para a memória motora. (obs: o vídeo esta em inglês mas mesmo para quem não domina as imagens são bem esclarecedoras)

    3- Vídeo da série sport science com Ray Allen: http://www.youtube.com/watch?v=E8wqUXg88gg
    Destaque para o angulo de arremesso e rotação da bola. (obs: o vídeo esta em inglês mas mesmo para quem não domina as imagens são bem esclarecedoras)

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    1. Obrigado pela contribuição Jalber!

      Inclusive você antecipou dois belos materiais que iriam aparecer no proximo post, os videos do Sport Science. Excelente programa da ESPN.

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  6. Oh me desculpa Bernardo! O material é muito bom e certamente imaginei que você colocaria, mas resolvi mandar algumas de minhas referências! Grande abraço, e precisamos aumentar cada vez mais os acessos ao seu blog! Penso que é um importante espaço para nos unirmos e fazer crescer o basquete mineiro!

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