quinta-feira, 11 de outubro de 2012

DEBATE: POSTURA DEFENSIVA II


 Continuando o debate sobre postura defensiva, hoje apresentarei alguns elementos sobre as questões físicas que envolvem a aquisição e manutenção da postura defensiva como podemos observar na foto ao lado. Incluo no debate a discussão aberta pelo professor Paulo Murilo em seu blog, que você pode ler na integra aqui, (dica do nosso amigo Jalber Rodrigues) e também aqui.


Paulo Murilo questiona as famosas percentagens colocadas por comentaristas e técnicos sobre a importância de aspectos psicológicos como motivação em detrimento dos aspectos técnicos, físicos e táticos durante a ação defensiva. Acredito também que a porcentagem é irrelevante pois é impossivel se mensurar ou classificar tais itens pois não podemos simplificar a ação defensiva a somente isso já que a mesma envolve e requer do executante nos campos técnios, táticos, físicos e psicológicos. Precisamos encontrar um equilibrio na formação do aluno/atleta para que suas capacidades evoluam em conjunto e permitam que o mesmo execute as ações necessárias com eficiência.
 


 
Segundo estudo de Rui Humberto da Silva Souza (acesse aqui) são princípios para a defesa (individual ou zona) comuns entre diversos autores:
  • Pressão sobre o adversário com a bola de forma a condiciona-lo.
  • Impedir a penetração do adversário.
  • Bloquear as linhas de passe sobretudo aquelas do lado da bola ou para interior do garrafão
  • Manter a bola afastada da cesta.
  • Realizar o bloqueio e depois rebote defensivo.
  •  


Esses itens não podem ser adquiridos ou melhorados apenas na vontade, devem ser fazer parte do processo ensino-aprendizagem pois utilizam-se de valências como: coordenação motora grossa, coordenação óculo-pedal, visão perferica, velocidade, força, entendimento das regras da modalidade, analise do adversário, escolha da melhor ação, entre outros.
 
Abaixo um exercício simples, interativo que consegue estimular o aluno/atleta  em vários dessas valências:


Outros itens que coloco com ponto de interrogação, por não encontrar embasamento na  literatura cientifica de forma especifica, mas devem ser discutidos por todos nós: a partir de nossas experiências práticas como treinadores e atletas:
  • Ao adquirir a posição defensiva o atleta rebaixa seu centro de gravidade o que possibilitaria deslocamentos em maior velocidade?
  • O constante desequilíbrio possível nessa posição é também responsável pela rápida reação necessária?
  • Será essa posição adequada a todas as situações do jogo?
Coloco agora um vídeo apresentado por Bruce Bowen que vestiu a camiseta do San Antonio Spurs e era conhecido por sua ferocidade defensiva, colocando alguns conceitos defensivos que são vigentes na NBA e eles são congruentes com os princípios defensivos colocados acima. Infelizmente o vídeo está com audío em inglês mas de fácil compreensão.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário