sábado, 6 de abril de 2013

QUEM???

Acabo de ler um artigo do Fabio Balassiano, no blog Bala na Cesta, sobre o não reconhecimento do publico para com as atletas do basquetebol brasileiro que conseguiram feitos que são dignos de filmes e livros. E também da já supra citada falta de capacidade dos organizadores da Liga de basquete Feminina em promover o evento e a modalidade com competência.
 
Há uma enorme diferença na situação de anonimato vivida pelo ex-jogador e lenda da NBA, John Stockton em 1992 quando integrava o Dream Team na Espanha e retratada no recente documentário do SportTV, com aquela vivida pelas campeãs mundiais presentes no ginásio. Veja aqui. Stockton era um jogador "low-profile" e estava cercado de astros muitos maiores que ele em termos de mídia e a NBA começa seu processo de expansão global.
 
 
 
Alem de não reconhecer a atleta visualmente, a grande maioria dos brasileiros não reconhece as suas conquistas. São diversos e complexos os fatores que construiram esse quadro, enumero algumas razões mas sem classifica-las por grau de importância e deixo aberta a discussão para tal.

  • Mídia totalmente focada no futebol dos grandes centros (SP,RJ,MG,RS) e das "equipes tradicionais".
  • A dificuldade de acesso as poucas informações disponibilizadas na época das conquistas da geração de Hortência, Paula e Janeth, diminui o impacto inicial da conquista.
  • A pouca difusão do basquetebol em escolas, falta de estrutura publica (tabela, quadras),  o que representa o primeiro e continuo contato com esporte e interesse pela modalidade, situação que perdura a muitos anos no Brasil.
  • A incompetência dos gestores do esporte em seus diversos níveis para promover o basquetebol na mídia de forma mais efetiva utilizando-se de seus principais nomes. Tratam o basquetebol com a mesma visão que tratam o futebol, ou seja imediatismo e esquecimento.

2 comentários:

  1. Olá Bernardo.
    Realmente nesta época do basquete brasileiro feminino agente não ficava sabendo de nada e até hoje é meio apagado e o foco fica por conta do "tal futebol", p mim falta mesmo importar visão p o mundo e ver nosso basquete, tanto feminino quanto masculino.
    Tonhão

    ResponderExcluir
  2. Concordo Tonhão e acredito que a divulgação do basquetebol em todods os seus niveis de forma mais atraente, atual e competente tem grande percentual de "culpa" para modificar o quadro atual.

    Já estamos vendo algumas mudanças até mesmo dentro da FMB, é só acompanhar pelo facebook e site que sofreram algumas melhorias nos ultimos meses. Mas isso ainda é muito pouco em relação ao que seria necessário. No mundo atual não podemos esperar que boca-a boca ou boa vontade de alguns poucos resolvam o porblema de divulugação do basquetebol.

    ResponderExcluir