sexta-feira, 9 de novembro de 2012

DEBATE: COMO ORGANIZAR UM TORNEIO II

Continuando o debate iniciado na última semana, dessa vez colocarei em foco a arbitragem.
 
 
Para começar discutiremos os valores aplicados para esse serviço, tendo como base os valores utilizados pela FMB e pela Federação de Esportes Escolares de Minas Gerais (FEEMG) pois essas instituições existem para regulamentar e incentivar a prática do basquetebol mas sei que podemos encontrar valores mais baratos atraves da contratação direta dos árbitros sem intermediarias e às vezes dos mesmos árbitros dessa federações.
 
Para mostrar os números vamos seguir o nosso padrão de comparações estabelecido no post DEBATE: COMO ORGANIZAR UM TORNEIO, com 4 equipes O torneio teria essa configuração: todos contra todos (total de 6 jogos), duração de 3 dias, 2 árbitros e 2 mesários.
 
A FMB em orçamento feito em 2012  estimou um valor aproximado de R$ 2.500,00, utilizando 4 árbitros. A FEEMG cobraria aproximadamente R$ 2.198,00 com árbitros de nível escolar. No caso da FMB caso queiramos ter árbitros e mesários mais experientes e gabaritados esse valor sobe consideravelmente.
 
O sistema todos contra todos permite um número de jogos consideravel entre as 4 equipes, mas acho que podemos e devemos rever esse modelo muito utilizado em Minas, pois a quantidade de partidas oficiais disputadas pelas equipes é muito baixo. Sugiro duas opções de mudança, de certo modo, radicais e logicamente irão refletir no orçamento da competição. 
  • Dois jogos por dia, dobrando a quantidade de jogos. Essa opção pode forçar a composição de equipes com maior número de jogadores e também a maior utilização dos reservas. Um dos fatores negativos é a demasiada carga de trabalho tanto para árbitros quanto para atletas.
  • Todos contra todos, e depois classificação para fase final. Nessa opção apenas um dia teria dois jogos para cada equipe e ainda traria um clima de disputa por título no final do torneio.
Aqui a dúvida sobre o posicionamento da FMB: Já que o campeonato estadual não consegue atingir as equipes e projetos do interior porque não incentivar, através de auxilio na logística, divulgação e nos valores de arbitragem os torneios regionais já consolidados como o de São João del Rey? Lembremos que esses torneios são para grande maioria dos jovens a primeira experiência em competições e com certeza é um celeiro de bons futuros jogadores de basquetebol.


Quando começar a soma de todos os itens apresentados nos debates até agora vocês irão se assustar com o valor total de um torneio para 4 equipes, mas fica para o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário