terça-feira, 30 de outubro de 2012

DEBATE: COMO ORGANIZAR UM TORNEIO

Depois dessa enxurrada de notícias sobre os campeonatos organizados pela FMB, agora sim um tema que foi dica do Tiago Camargos, organização de um torneio em todos seus detalhes desde formato de disputa até custos do evento. Para grande parte dos técnicos e professores em Minas Gerais realizar um torneio, de qualquer configuração que seja, é algo extremamente difícil seja por falta de recursos, adversários igualmente sem recursos, falta de arbitragem ou recursos para contratação, falta de espaço adequado para abrigar os jogos ou alojar as equipes.
 
 
Ora, pensaremos todos, podemos fazer de todas as formas, com 4,5,10 equipes, com vários formatos de disputa. Então para estabelecer um padrão, que seja a base para o debate, vamos considerar um torneio formado por 4 equipes  e tentando sempre a solução com menor orçamento possível.
 
 
 
 
 
Vou dissecar alguns aspectos da organização para que seja mais fácil seu entendimento e discussão.
 
Alojamento
 
 
Esse acredito ser o item de resolução mais tranquila pois podemos utilizar da mesma estratégia dos Jogos de Minas e que várias prefeituras já estão acostumadas de alojar atletas em escolas. Entretanto o evento não pode ter duração superior a um final de semana para que não atrapalhe a dinâmica da escola. Com 4 equipes precisaremos de no minimo 4 salas.
 
Quadras
 
Como estamos na Brasil o que vou falar aqui não será nenhum absurdo: não existem quadras com marcação de basquete decente em todos os lugares, dessas poucas são cobertas, e dessas a maioria é utilizadas por outros esportes e quase nenhuma é disponivel a locação. Então estamos falando aqui de um universo muito pequeno de quadras disponíveis para a prática. Portanto é necessário muito dialogo com os responsáveis, seja publica ou privada, para a utilização desses espaços para o evento. O uso de ferramentas como lista de atletas e declaração de responsabilidade sobre uso do espaço podem auxiliar no processo de negociação para liberação da quadra.
 
Eventos Paralelos
 
Acredito que perdemos muitas boas oportunidades de integrar a comunidade do basquetebol entre si e com público ao restringir as ações do torneio apenas a realização das partidas, essas são as minhas sugestões que podem ser feitas nas janelas do evento:
 
Os técnicos ministrarem exercícios para todos participantes do evento baseados em dinâmicas de grupo (funciona muito bem em grupos mais jovens).
 
Jogos amistosos de basquetebol ou outras modalidades com atletas misturados entre equipes ou naipes ou categorias.
 
 
Palestra sobre algum tema interessante e adequado aos jogadores e técnicos presentes no evento. Oscar (foto) cobra acima de R$ 20.000,00 por uma palestra. Para não aumentar o orçamento da competição temos opções como o convite para algum atleta ou técnico participante, agentes públicos (bombeiros, policiais), pessoas interessantes da região.
 

 
Torneios secundários similares aqueles feitos na All Star Weekend da NBA (arremessos, habilidades).
 
Premiar os melhores jogadores em diversos itens: cestinhas, defesa, reboteiro, melhores do torneio, etc. Isso já é feito por alguns torneios e precisamos tornar-lo um item obrigatório para não só premiar uma atuação e também estimular os demais atletas, principalmente jovens, na evolução dos fundamentos. Medalhas tem preços extremamente variaveis dependendo do modelo.
 Para não aumentar o orçamento da competição temos como opções a publicação de listas nos locais de competição e internet ou a confecção de diploma certificando o feito.
  
Na continuação do post, colocarei em discussão os temidos números de custos da arbitragem e a constução da tabela.

2 comentários:

  1. ESTILLO IMPORTADOS

    O Grupo VIP é conhecido pela qualidade de seus serviços e produtos, por isso, em parceria com a Gooogle INC., viemos indicar as lojas de replicas de relogios, nossas replicas são das melhor qualidade, origem italiana e suíça, visite uma de nossas lojas e compre replicas de relogios rolex, , replicas de relogios tag heuer , e de muitas outras marcas.

    RELOGIOS-SP

    Visite nossa loja de replicas de relógios somos os pioneiros no ramo, todos produtos são classe AAA, adquira em nossa loja replicas de relógios rolex, replicas de relógios tag heuer, e de outras marcas de relógios famosos, .

    REPLICAS DE RELOGIOS RJ

    Em nossas lojas de replicas de relogios temos disponíveis replicas de relógios masculinos, relógios femininos, relógios importados e de muitas outras categorias, compre agora em uma de nossas lojas e tenha certeza de ter comprado uma réplica de relógio de ótima qualidade e idêntica a original.

    ResponderExcluir
  2. Em parceria com a Google e com o Grupo VIP oferecemos telas mosquiteiras importadas dos estados unidos aos clientes que querem proteção e bem-estar para sua família, isto porque o produto não propaga chamas, fungos ou mofos, são telas de fácil limpeza e protegem sua família contra picadas de insetos, principalmente os mosquitos da dengue. Telas mosquiteiras em São Paulo, telas mosquiteiras campinas, telas mosquiteiras valinhos, telas mosquiteiras vinhedo, telas mosquiteiras granja vianna, telas mosquiteiras alphaville, telas mosquiteiras tamboré , telas mosquiteiras jundiai.

    telas mosquiteiras , telas mosquiteiras campinas, telas mosquiteiras valinhos, telas mosquiteiras vinhedo, telas mosquiteiras granja vianna, telas mosquiteiras alphaville, telas mosquiteiras tamboré , telas mosquiteiras jundiai.



    VIP SERVIÇOS

    Se você procura eletricista instalador, conversão de tomadas, instalação de lustres e luminárias você encontrou a solução: VIP Serviços Residenciais, uma empresa do Grupo VIP, sinônimo de qualidade.

    ResponderExcluir