terça-feira, 30 de outubro de 2012

DEBATE: COMO ORGANIZAR UM TORNEIO

Depois dessa enxurrada de notícias sobre os campeonatos organizados pela FMB, agora sim um tema que foi dica do Tiago Camargos, organização de um torneio em todos seus detalhes desde formato de disputa até custos do evento. Para grande parte dos técnicos e professores em Minas Gerais realizar um torneio, de qualquer configuração que seja, é algo extremamente difícil seja por falta de recursos, adversários igualmente sem recursos, falta de arbitragem ou recursos para contratação, falta de espaço adequado para abrigar os jogos ou alojar as equipes.
 
 
Ora, pensaremos todos, podemos fazer de todas as formas, com 4,5,10 equipes, com vários formatos de disputa. Então para estabelecer um padrão, que seja a base para o debate, vamos considerar um torneio formado por 4 equipes  e tentando sempre a solução com menor orçamento possível.
 
 
 
 
 
Vou dissecar alguns aspectos da organização para que seja mais fácil seu entendimento e discussão.
 
Alojamento
 
 
Esse acredito ser o item de resolução mais tranquila pois podemos utilizar da mesma estratégia dos Jogos de Minas e que várias prefeituras já estão acostumadas de alojar atletas em escolas. Entretanto o evento não pode ter duração superior a um final de semana para que não atrapalhe a dinâmica da escola. Com 4 equipes precisaremos de no minimo 4 salas.
 
Quadras
 
Como estamos na Brasil o que vou falar aqui não será nenhum absurdo: não existem quadras com marcação de basquete decente em todos os lugares, dessas poucas são cobertas, e dessas a maioria é utilizadas por outros esportes e quase nenhuma é disponivel a locação. Então estamos falando aqui de um universo muito pequeno de quadras disponíveis para a prática. Portanto é necessário muito dialogo com os responsáveis, seja publica ou privada, para a utilização desses espaços para o evento. O uso de ferramentas como lista de atletas e declaração de responsabilidade sobre uso do espaço podem auxiliar no processo de negociação para liberação da quadra.
 
Eventos Paralelos
 
Acredito que perdemos muitas boas oportunidades de integrar a comunidade do basquetebol entre si e com público ao restringir as ações do torneio apenas a realização das partidas, essas são as minhas sugestões que podem ser feitas nas janelas do evento:
 
Os técnicos ministrarem exercícios para todos participantes do evento baseados em dinâmicas de grupo (funciona muito bem em grupos mais jovens).
 
Jogos amistosos de basquetebol ou outras modalidades com atletas misturados entre equipes ou naipes ou categorias.
 
 
Palestra sobre algum tema interessante e adequado aos jogadores e técnicos presentes no evento. Oscar (foto) cobra acima de R$ 20.000,00 por uma palestra. Para não aumentar o orçamento da competição temos opções como o convite para algum atleta ou técnico participante, agentes públicos (bombeiros, policiais), pessoas interessantes da região.
 

 
Torneios secundários similares aqueles feitos na All Star Weekend da NBA (arremessos, habilidades).
 
Premiar os melhores jogadores em diversos itens: cestinhas, defesa, reboteiro, melhores do torneio, etc. Isso já é feito por alguns torneios e precisamos tornar-lo um item obrigatório para não só premiar uma atuação e também estimular os demais atletas, principalmente jovens, na evolução dos fundamentos. Medalhas tem preços extremamente variaveis dependendo do modelo.
 Para não aumentar o orçamento da competição temos como opções a publicação de listas nos locais de competição e internet ou a confecção de diploma certificando o feito.
  
Na continuação do post, colocarei em discussão os temidos números de custos da arbitragem e a constução da tabela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário